Roteiro de 2 dias em COIMBRA

Coimbra é uma cidade especial. Tem uma energia super bacana e, por ela, tenho um sentimento de pertença enorme. Conhecida como “Cidade dos Estudantes“, ela possui também uma atmosfera cultural fortemente marcada pelo fado. Neste roteiro, separei dois dias para os pontos mais visitados por lá.
487274_3497722761918_699281203_n

Quando cheguei em Coimbra pela primeira vez, já era fim de tarde e meus amigos levaram-me para jantar no The Rock Planet  que, recentemente, ganhou um novo nome: Murphy Irish Pub. Amei! Fica aqui a sugestão para quem quer um lugar diferente para ir à noite. Ele está situado na Almeida Garrett, nº 1. O espaço é enorme! São três andares. Há um elétrico (bonde) com mesas – o que te traz (um pouquinho) pro “clima” português uma vez que o ambiente não é algo típico, diria.
318853_3485220009357_334148947_n

PRIMEIRO DIA:
>Universidade de Coimbra
* Sala dos Capelos
* Biblioteca Joanina
* Capela de São Miguel
* Prisão Acadêmica
* Torre
>Sé Velha
>Fado ao Centro
>Arco da Torre de Almedina
>Igreja de Santa Cruz

Vamos começar a caminho da Universidade de Coimbra que é a mais antiga de Portugal e está entre as mais antigas do mundo e é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Se você está na Baixa de Coimbra, pegue o Elevador do Mercado que te leve até a Alta. Foi assim que cheguei lá.

FullSizeRender
Cartão recarregável de Transportes Urbanos em Coimbra.

Do elevador, você já pode contemplar uma vista linda da cidade. 😉

Foto tirada do elevador do Mercado.

Antes de passar pela Porta Férrea (entrada principal da Universidade), você encontrará muitos estudantes vendendo postais e tirando fotos com turistas para angariar fundos para a tradicional Queima das Fitas que corresponde, para nós, as comemorações e cerimônias da graduação quando os alunos deixarão a Universidade. Você, como um bom turista que é, vai  ajudar e comprar um postal, claro! E vai tirar uma foto ao lado deles que, certamente, lhe emprestarão a capa preta para o click. 😉

Para visitar a Universidade, há vários programas que estão mais detalhados no site: http://www.uc.pt/informacaopara/visit/bilhetes
Eu fiz o Programa 3, Paço das Escolas (visita livre e a não guiada). Este programa inclui a visita ao Paço Real (Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado e Sala das Armas), Capela de São Miguel e Biblioteca Joanina (Piso Nobre, Piso Intermédio e Prisão Académica). Gente, preciso contar pra vocês: a Biblioteca Joanina me deixou sem fôlego. Experiência inesquecível.
Também visitei a Torre que nos leva até a Cabra (sino). Para subir é preciso adquirir um bilhete e é sempre para um número restrito de pessoas. A visita é desaconselhada para quem tem problemas cardio-respiratórios, ou para aqueles que sofram de claustrofobia. São 180 degraus. Não é nada comparados com os 551 degraus que subi até a Cúpula da Basílica de São Pedro em Roma.

Para 4 dias em Roma, clique aqui após a leitura deste roteiro.!

524019_3488600213860_1941875180_n

Deixando a Universidade, sugiro a visita ao Criptopórtico Romano do Museu Nacional Machado de Castro que está ali bem perto.
http://www.museumachadocastro.pt/pt-PT/Default.aspx
O Museu Nacional de Machado de Castro está no antigo Paço Episcopal, construído sobre o criptopórtico romano datado do século I. Exato: século I!!! A construção é composta por um conjunto de galerias em cantaria, com as estruturas em arco que suportam o fórum da cidade romana de Aeminium. Imperdível!

Saindo do Museu, siga em direção ao Largo Dr José Rodrigues para visitar a Sé Velha de Coimbra. Aproveite para almoçar por ali. Há boas opções. Lembro-me que meus amigos e eu paramos num restaurante bem próximo da Sé e comi um delicioso prato de polvo com batatas.

Depois do almoço, continue descendo o Largo da Sé Velha e pegue a Rua Quebra Costas onde você encontrará o Fado ao Centro que é uma Casa de Fados com espetáculos diários às 18 horas. Não preciso nem contar que fui às lágrimas! Belíssimo. ❤ Após o espetáculo (que leva em torno de 50 minutos), pode-se degustar um delicioso vinho do Porto. http://www.fadoaocentro.com/pt
Caso não queira assistir à apresentação, o local está sempre aberto a partir das 10 horas da manhã para visitação. Eu aconselho, entrar no site um dia antes para fazer sua reserva. O local é pequeno e há o risco de não encontrar mais ingressos se você deixar pra adquirir somente ao chegar lá.

Ainda seguindo pela Rua Quebra Costas, vire à direita e você verá o Arco da Torre de Almedina que é uma pequena parte da antiga muralha da cidade. Passe por ele, vire à direita e suba pela Rua Visconde da Luz onde você poderá visitar a Igreja de Santa Cruz na Praça 8 de Maio que é exatamente o Núcleo da Cidade Muralhada. Nesta igreja, está sepultado o I Rei de Portugal. Não visitei o túmulo mas amei o órgão barroco em tubos que há lá.

Monastyr-Kresta-Gospodnya-Portugaliya-Koimbra-Mosteiro-de-Santa-Cruz
Reparem, ao lado esquerdo, o órgão barroco em tubos!

SEGUNDO DIA:
> Convento de Santa Clara a Velha
> Portugal dos Pequenitos
> Galeria Bar Santa Clara
> Quinta das Lágrimas
> Convento de São Francisco 

Para o segundo dia, atravesse a Ponte Pedro e Inês ou a Ponte de Santa Clara (dependendo de onde você está) e passe para o outro lado do Rio Mondego.

Vamos visitar as ruínas do Mosteiro de Santa-Clara-A-Velha que abre para visitação às 10 da manhã. Para conhecer melhor:
www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/mosteiro-de-santa-clara-a-velha/
Neste mosteiro, viveu e morreu Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra.

Depois da visita ao mosteiro, siga para o parque temático Portugal dos Pequenitos
no Largo do Rossio de Santa Clara, bem pertinho do Mosteiro. Apesar de eu não ser mais pequenita, admito que a visita foi bem legal, até mesmo porque estava acompanhada por uma amiga e seu filhinho. ❤ Se você está viajando a Coimbra com crianças, aconselho muito esta ida ao Portugal dos Pequenitos. Para você ver se o passeio realmente te interessa, confira o site: 
http://www.portugaldospequenitos.pt/

Deixando o Portugal dos Pequenitos, pare para comer qualquer coisa coisa na Galeria Bar Santa Clara. É um lugar bem estilosinho e há uma pequena livraria lá dentro com livros super baratos e ma-ra-vi-lho-sos! Peçam pra ficar nas mesas aos fundos onde há uma vista linda para o Convento de Santa Clara-a-Velha.

12974338_10206470433339752_4579016634336451841_n
Galeria Bar Santa Clara

Depois, é hora de visitar a Quinta das Lágrimas. Eu amei aquele lugar. Ali se passou a famosa história do amor proibido de D. Pedro (que não é o nosso D.Pedro I e nem o II do Brasil) com Inês de Castro. A pedidos do pai de D. Pedro, Inês é assassinada ali na Fonte hoje chamada de Fontes dos Amores. O lugar tem bastante verde e ao comprar seu ingresso, você recebe um mapinha para guiar sua visita.
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/quinta-das-lagrimas/

Para terminar o dia, sugiro uma vista ao Convento de São Francisco que foi totalmente restaurado e, hoje, abriga várias salas e auditórios para exposição de artes, pequenos e grandes concertos. Quando lá estive, o espaço havia sido inaugurado e o lugar ainda tinha o cheiro bom de tinta nas paredes. É bom checar a agenda antes. Eles têm uma página oficial no facebook. 😉

Espero que vocês aproveitem os dois dias. Se for passar mais tempo em Coimbra, conheça cidades vizinhas. Faça um ‘bate-e-volta’ a Conímbriga
que é uma das maiores povoações romanas em Portugal e fica cerca de 16 kms de Coimbra. Recomendo. 😉 Outra cidade próxima e que eu AMO ❤ de paixão é Figueira da Fozprincipalmente no verão: praia de dia e vida noturna intensa. 😀 Tire um final de semana para Figueira.
Conímbriga:

Para roteiro de 2 dias no Porto, clique aqui!

Para roteiro de 5 dias em Lisboa, clique aqui!

5 comentários

E você? O que diz?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s