Roteiro de 3 dias em NOVA YORK

Estive em Nova York pela primeira vez em 2009 numa viagem curtinha. Deu pra curtir bastante coisa? Sim! Melhor dizendo, deu para TU-RIS-TAR bastante! 😉 Esse roteiro compacto é para quem não tem muito tempo pela cidade mas deseja visitar os pontos imperdíveis. Antes, porém,  de partimos para o roteiro dia a dia, fiquem bem atentos a estes assuntos:

1. HOSPEDAGEMprocure hospedagem na região de Manhattan. É, sem dúvida, o lugar que melhor representa a cidade – e, muitas vezes, o próprio Estados Unidos da América. Fiquei num hotel na 32nd Street East (Midtownnuma localização super central com linha de metrô na porta, e ao lado do Empire State Building que está entre a 33 e a 34. A Midtown é uma área que abrange as ruas 14 até a 59 e onde se concentram os principais pontos turísticos.

 

2. TRANSPORTE: Para andar por Nova York, usei somente o metrô. O sistema é muito bom e te leva pra qualquer canto. Conheça o mapa das linhas:
http://www.mta.info/nyct/maps/submap.htm
Você pode adquirir o MetroCard nas máquinas de autoatendimento nas estações e usá-lo nos transportes públicos urbanos (metrô e ônibus). O Unlimited Ride semanal que custa US$ 30 + o valor do cartão (quando adquirido pela primeira vez) 
te dá direito a viagens ilimitadas num período de 7 dias. Este parece interessante para quem planeja ficar por 4 dias a uma semana. Outra opção, para os que não vão passar muito tempo em NY, é adquirir o cartão de 1 dia (Pay Per Ride) que pode ser carregado com um valor desejado a partir de U$5. Lembrando que, sempre que você usá-lo, será descontando US$ 2,50 a cada viagem. Veja qual é a opção ideal, tendo em conta os dias em que você ficará pela cidade.

ATENÇÃO: fique ligado na hora de pegar seu trem no metrô. Numa mesma plataforma, pode passar trens com destinos diferentes. Olhe atentamente para o número dele. Quando estive em NY pela primeira vez, usei o Google Maps no celular e me ajudou BASTANTE pois eu tinha a informação exata de qual trem pegar, qual a plataforma e o horário. Atualmente, você tem mais opções de outros aplicativos como o Here, o TripAdvisor e outros.

 

 

 

Cheguei em NY pelo Aeroporto John F. Kennedy

2.1 TRANSPORTE DO AEROPORTO AO HOTEL:
Por falar nisso, para chegar no hotel, saindo do aeroporto J.F. Kennedy, usei o serviço de ônibus do aeroporto, o NYC Airporter. Logo que você sai pelo desembarque e segue para a área externa do aeroporto, haverá uma linha de ônibus. Essa linha passa por todos os terminais. Eles saem a cada meia hora. Fizemos a reserva e o pagamento online mas, caso prefira, pode chegar lá e, tendo vaga, pagar sua passagem na hora. O nosso ônibus parou na Grand Central Station e, de lá, esperamos por uma van da própria empresa que nos deixou na porta do hotel. A volta também foi reservada pela Internet. A viagem leva cerca de uma hora e meia e este serviço só é disponível dentre às 5 da manhã às 23:30. Ah! Se você já fizer a reserva de ida e volta, tem desconto no valor total. 😉 Para maiores informações:
http://www.nycairporter.com

Agora, sim… Vem! Foje comigo agora pra Nova York. Simboooooooora! 😀

* PRIMEIRO DIA:
Estação de Barcas para Staten Island
Statue of Liberty

Battery Park
Statue of Liberty View Point
The sphere
Charging Bull (Brodway / Wall Street)
New York Stock Exchange

Red Cube
Joie de Vivre
Century 21 Store
St. John Chapel

Ground Zero
9/11 Memorial & Museum

Pier 17 com vista para a Brookling Bridge

ny-1a

Há duas opções para quem quer conhecer a Estátua da Liberdade. Uma é ir até a Liberty Island onde ela se encontra. Outra é apenas passar por ela em uma breve viagem de barca até Staten Island. Há barcas que fazem a ligação de Manhattan até Staten de graça a cada meia hora na Staten Island Ferry. Para chegar até as barcas, desça na estação Whitehall do metrô (é uma estação final) e siga pela Whitehall Street até o terminal das balsas (cerca de 5 minutos a pé). Foi o que fiz! Dica: na ida, fique do lado direito da barca para ter uma bela vista da estátua e poder tirar suas fotos.
O que fazer em Staten Island? Nada! A ilha é uma área apenas residencial. Faça o caminho de volta para a barca que te levará a Manhattan e vamos prosseguir nosso roteiro. 😉

 

Hora de dar uma volta pelo Battery Park. É um espaço agradável para uma caminhada . Está bem ao lado do terminal das barcas. Você passará pelo Statue of Liberty View Point que é um deck de onde você tem uma vista da Estátua da Liberdade ao longe. Mais adiante, você verá a The Sphere que é uma grande escultura metálica que ficava entre as Torres Gêmeas antes do atentado de 11 de setembro.

 

Deixe o parque e suba pela Broadway e você passará pelo famoso Charging Bull. Como todos sabem, reza a lenda urbana que quem passar a mão no focinho, nos chifres ou nos testículos do bicho, vai obter prosperidade e dinheiro. :0 Claro que eu jamais faria isso com o coitado do touro assim no meio da rua com toda gente indo e vindo! Coisa mais constrangedora… 😛 O lance é trabalhar, minha gente! 😀 E por falar em trabalho, mais a frente, você vai passar pela Bolsa de Valores de Nova York na Wall Street. Subindo ainda pela Broadway, há o Red Cube e o Joie de Vivre: esculturas famosas na cidade, localizadas no Distrito Financeiro de Nova York. E pra quem curte e não resiste àquele momento-comprinhas, aproveite e dê um pulinho na Century 21 que é uma loja de departamentos enorme na Broadway. Todo brasileiro adora! 😉 

 

Saindo da loja, visite a St. John Chapel que fica ao lado. Essa igreja tem cerca de 250 anos e está localizada a poucos passos de onde estavam as Torres Gêmeas. É inexplicável o fato dela não ter sido abalada durante o atentado. :0 Ela não teve nem uma só janela quebrada e virou um local de abrigo para muitos bombeiros e voluntários que trabalhavam no resgate de sobreviventes. Quando entrei nesta igreja, fui tomada por uma imensa comoção. Havia fotos do dia 11 espalhadas pelas paredes, um verdadeiro acervo que nos faz relembrar e refletir sobre este terrível dia.

 

Bom, você está próximo ao Ground Zero – Marco Zero, onde estavam as Torres Gêmeas. Outro momento tenso pra mim. Sinceramente, não tenho a menor vontade de conhecer o Museu de 11 de Setembro e relembrar passo a passo todo aquele momento de terror. Minha filha fez a visita com as amigas e todas saíram mal de lá. Você tem acesso a vídeos, fotos, áudios os quais, em minha opinião, muitos nem deveriam estar ali. Enfim, é uma opção sua. Aqui vai o link onde você terá todas as informações para sua visita:

http://www.911memorial.org/visit-museum-1

Deixando o Marco Zero, sugiro uma esticada até o Pier 17, descendo pela Liberty Street numa caminhada de 10 minutos. É um Pier charmosinho e você tem uma vista bacana para a Brookling Bridge. Por ali, há uns lugares para comer qualquer coisa, há restaurantes, uns barzinhos e sorveterias. Aproveite o momento para sentar, conversar, espairecer um pouco. ❤

 

 

* SEGUNDO DIA:
Grand Central Terminal
New York Public Library
Bryant Park
Madame Tussauds

Hard Rock
Times Square / Theatre District
Radio City Music Hall
Top of the Rock
Rockfeller Center
St. Patrick’s Cathedral

ny-2-dia

No segundo dia, a sugestão é começar pelo Grand Central Terminal que é um belíssimo e importante terminal ferroviário da cidade com ligação para o metrô. Foi inaugurado em 1903 e não podemos dizer que é um ponto turístico apenas. É também um ponto histórico de Nova York.

 

Seguindo em direção ao Bryant Park, visite a The New York Public Library. INFELIZMENTE, quando estive lá, a biblioteca estava fechada para reformas. Imagina a tristeza da criança… 😦 Dica: para saber dias e horários de programas e exibições 0800 (de graça!!!) acesse o link: https://www.nypl.org/events/now-online
O parque fica ao lado e, sendo verão, não faltam americanos deitados na grama, pegando um solzinho no estilo vamos a la playa.

 

Hora da gente seguir pra Times Square. 😀 Suba pela 42 e vire na 7th Avenue. Pelo caminho, você pode visitar a Hard Rock Cafe NY (amuuuuuuuuu <3) e pode também conhecer o Madame Tussauds (o museu de cera que deve ser bem legal). Optei pela HR, claro! Uma das mais lindas que já visitei. Voltei à noite para jantar. Tudo perfeito. Até porque pude curtir a Times Square com suas luzes.

 

47

Bem, você já está na Times Square, basicamente no Theatre District. Fique bem atento ao painel da TKTS que vendem ingressos para os espetáculos da Broadway pela metade do preço quando falta algumas horas para o começo. Pagamos $62 pelos dois ingressos para o Fantasma da Ópera que estava pra começar em duas horas! SUPER ECONOMIA! São aqueles lugares que ainda não foram vendidos e, como se aproxima a hora do espetáculo, eles abaixam o preço para lotar o teatro.
Há um TKTS bem na Times Square. Os teatros são ali nas ruas próximas.

 

Na hora de comprar os famosos souvenirs para levar de presentinho aos amigos no Brasil, acreditem: achei as melhores lojinhas com os melhores preços na Times Square e nas ruas por ali. A camiseta I ❤ NY pode ser o cúmulo da breguice tanto quanto os snowglobes mas cara… turista é turista! Permita-se. Se você está a fim: COMPRA! Se eu comprei? Claaaaaaaro! Uma pretinha básica. Linda!

 

 

Suba para a W 50th e pegue o sentindo para 6th Avenue. Você vai passar pelo Radio City Music Hall, pelo The Top of the Rock e pelo Rockfeller Center.

 

Vamos a pergunta que não quer calar: Top of the Rock ou Empire State Building?  Ir nos dois, não rola! Sai muito caro. É preciso escolher um. Não ir ao Empire State Building é algo do tipo: ir a Paris e não subir a Torre Eiffel. Ir ao Rio e não subir o Morro do Corcovado. Isso por si já diz muita coisa!

Bem, todos sabem que as filas no Empire State são quase o dobro das do Top of the Rock. Logo… haja paciência. Seja corajoso! Você vai gastar muito tempo ali. Do alto do Empire State, a vista é linda mas há muitas grades que atrapalham na hora de fotografar, além da famosa muvucada turística… cada um querendo conquistar um espaço seu. Esteja preparado para aquele aperto e empurra-empurra para garantir seu lugar à grade!

Do alto do Top of The Rock, não há tanta gente assim, não há grades (são vidros) e um detalhe importante: você tem uma bela vista de NY que inclui o Empire State Building. 🙂

novayork
Vista do Top of the Rock.

Ao deixar o Top of the Rock, ali bem pertinho do Rockfeller Center, entre a 50 e a 51, tem a belíssima St. Patrick’s Cathedral no estilo neogótico, construída nos meados do século XIX. Uma visita imperdível.

28
St. Parick’s Cathedral

* TERCEIRO DIA:
Columbus Circle
Apple Store
Central Park
Alice in the Wonderland Monument
Metropolitan Museum of Art (Gossip Girl Stairs)
e/ou: American Museum of Natural History
ny3

Bora começar o último dia do roteiro visitando a Columbus Circle que é a praça mais visitada de NY e fica pertinho do Central Park. Antes de nos enveredarmos pelo Central Park, meu marido quis conhecer a Apple da Quinta Avenida.

 

Andamos muito pelo Central Park. Eu tinha a maior vontade de passar pelo Monumento da Alice in the Wonderland. Eu tive um professor na Universidade (e hoje querido amigo) que viveu um tempo em NY. Na orelha da contra-capa de um de seus livros de poesia (Poemas de Nova York), havia uma foto sua ao lado do Chapeleiro Maluco e fiquei com vontade de ter uma foto igualzinha. E consegui! 🙂

 

 

Escolhemos visitar o Metropolitan Museum of Art ao invés do American Museum of Natural History. Uma vez que você decide comprar seus ingressos no próprio museu, o valor fica a sua escolha. É isso mesmo! Quando estive lá em 2009, não havia nem mesmo uma sugestão mínima de valores como tem hoje: $25. Não me recordo quanto paguei mas estou certa que foi bem menos que isso. Esteja preparado para gastar bastante tempo lá dentro se você deseja ver tudo. Visite o link e conheça mais:
http://www.metmuseum.org/
Detalhe: o museu NÃO abre às segundas-feiras.

 

Tomara que este roteiro os ajude a programar sua visita a Nova York. Se tiver mais 1 dia pela cidade, não deixe de conhecer Little Italy e a Chinatown de Manhattan. Uma pertinho da outra e com características bem distintas, claro! 😉

ny4

37
Uma voltinha por Chinatown.

 

 


 

E você? O que diz?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s