RIO DE JANEIRO pela Primeira Vez

Enfim, depois de 4 anos de Foge Comigo Agora, tomei vergonha e decidi escrever um roteiro turístico para o Rio de Janeiro, a minha Cidade! 😀 ❤ É um itinerário de apenas 3 dias para aqueles que chegam pela primeira vez e planejam passar um fim de semana ou um feriado prolongado, visitando o Centro e a Zona Sul do Rio. Mais a frente, vou escrever aqui outro roteiro com passeios alternativos para quem já conhece a cidade e quer algo diferente. Por enquanto, bora turistar! Então, vem e foge comigo agora pro Rio.  

icondarkgreenrt…………….

SUGESTÃO PARA O 1º DIA:

Praça Mauá -Boulevard Olímpico
Igreja Nossa Senhora da Candelária
CCBB Rio – Centro Cultural Banco do Brasil
Confeitaria Colombo
Real Gabinete Português
Coliseu das Massas

Teatro Municipal

O nosso dia começa na Praça Mauá que foi totalmente reformada para as Olimpíadas de 2016. É um outro lugar, gente! Tudo lindo, bem cuidado e creiam…. seguro! Ali, você pode passear a pé pelo Boulevard Olímpico e apreciar o belíssimo painel “Etnias” pintado pleo artista Eduardo Cobra. Para quem não sabe, esta é a maior pintura em mural do mundo! O Museu do Amanhã abre sempre às 10. Se você tem a intenção de visitá-lo, agende para o horário de abertura, assim você vai aproveitar melhor o dia e ter tempo para as outras atividades que estão programadas ou deixe a vista para um outro dia com mais calma.
Visite o site do museu e adquira seus ingressos com hora marcada.

https://ingressos.museudoamanha.org.br

 

Deixando a Praça Mauá, a gente parte para a Candelária. A Candelária é um ponto histórico da cidade do Rio. É umas das mais famosas e bonitas igrejas do Brasil. O horário de funcionamento para visitas é de segunda a sexta, das 7:30h às 16:00h. Sábado, das 8:00h às 12:00h. Domingo, das 9:00h às 13:00h.

A próxima parada é ali pertinho no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil que está localizado na Rua Primeiro de Março, num prédio histórico de 1880. Visite o belíssimo hall de entrada e verifique na programação se há algo que possa te  interessar. Há sempre alguma exposição GRATUITA rolando. Informe-se:
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro

 

Ao sair do CCBB, siga a pé (cerca de 10 minutos) para a Rua Gonçalves Dias onde está a confeitaria mais famosa e histórica do Rio, a Colombo: patrimônio cultural e artístico da cidade e parada obrigatória. O salão térreo está sempre aberto e mesmo que você não fique para comer alguma coisa, é possível fotografar o espaço. Já o piso superior costuma estar fechado por conta de eventos diversos que acontecem nele. Não exagere na comilância na Colombo porque reservei o Coliseu das Massas, na Sete de Setembro, para o almoço. É um rodízio de massas bastante conhecido no Centro do Rio. Não é um restaurante sofisticado. O lugar é simples, mas a massa é muito boa. Ao sair da Colombo à esquerda, pegue a primeira rua à direita: Sete de Setembro. Você vai gastar uns 5 minutinhos de caminhada para chegar no Coliseu. Almoce e descanse um pouco para seguir o roteiro.

 

Após o almoço, sugiro uma visita ao Real Gabinete Português de Leitura que está bem pertinho do restaurante, na Luís de Camões, número 30. Sou apaixonada por esse lugar. ❤ Uma das bibliotecas mais lindas que já visitei. Foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e parece muito com a Biblioteca da Universidade de Coimbra. 🙂 Ele está aberto a partir das 9 da manhã e fecha às 6 da tarde. Nos fins de semana, encontra-se fechado.

 

Saindo do Real Gabinete Português (se você ainda tiver disposição pra dar uma esticadinha) sugiro caminhar até o Teatro Municipal. São cerca de 15 minutos ou outra opção seria pegar o metrô na Estação Uruguaiana, sentido Jardim Oceânico (L1, L4) e descer na Carioca. Para ir a pé, desça a Sete de Setembro e pegue a Rio Branco. As visitas guiadas acontecem de terça a sexta: 11h30, 12h, 14h, 14h30, 15h e 16h, e aos Sábados e feriados: 11h, 12h e 13h. A lotação é de 50 pessoas por passeio e a venda de ingressos começa 30 minutos antes de cada visita. Os ingressos só podem ser comprados na bilheteria do Teatro, limitada a um ingresso por pessoa. E infelizmente esgotam muito rápido. Nunca fiz essa visita guiada, mas já estive lá para assistir Romeu e Julieta num domingo, no projeto Domingo no Municipal ao meio-dia com ingressos super populares.
http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/
Um sugestão para o fim deste dia é beber ali pelos 

 

SUGESTÃO PARA O 2º DIA:

Corcovado
Escadaria Selarón
Catedral Metropolitana de São Sebstião
Bondinhos de Santa Tereza
Parque das Ruínas

Vamos iniciar o dia pelo Morro do Corcovado no Cosme Velho. Compre sua passagem antecipadamente pela internet. http://ticket.corcovado.com.br
Agora, todos os ingressos do Trem do Corcovado têm hora marcada. A bilheteria não vende mais bilhetes para o mesmo dia. Ela funciona somente para troca de vouchers dos clientes que adquiriram os bilhetes com antecedência. O horário de funcionamento do trem é de segunda a domingo, das 8h às 19h, com saídas a cada meia hora. Eu aconselho marcar sua passagem para o mais cedo possível porque, mesmo com a venda antecipada de ingressos e hora marcada, as filas são longas para o trem e é uma verdadeira aglomeração de pessoas principalmente em alta temporada, feriadões e fins de semana. Um horror, me perdoem a sinceridade! Se você quer aproveitar o resto do dia e não se estressar, VÁ BEM CEDO ao Corcovado. 

Detalhe: Na estação do Trem do Corcovado, há um pequeno espaço cultural e lá você vai encontrar um pequeno quiosque da Hard Rock Cafe Rio. Infelizmente, a HR que existia na Barra da Tijuca foi fechada há alguns anos. Uma pena! Era linda! Uma das mais bonitas que já visitei. Boas recordações…

 

Certa vez, quando levava uma amiga paulistana para conhecer o Cristo Redentor, optamos por não subir de trem e, sim, de van. O motorista, pelo caminho, parou no Mirante Dona Marta. Certamente, o mirante com a vista mais bela do Rio. Apesar do tempo nublado no dia, fiquei encantada com a paisagem.
* Mirante Dona Marta:

 

* Cristo Redentor:

 

 

Ao descer o Morro do Corcovado, vamos para o centro da cidade. Minha sugestão é começar pela famosa Escadaria Selaròn que se encontra 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa, na Rua Manoel Carneiro. São 215 degraus cobertos por azulejos tirados de canteiros de obra do Rio de Janeiro e por azulejos doados por pessoas de diferentes partes do mundo! É bem interessante. Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e o artista Selarón recebeu o título de cidadão honorário da cidade. Aconselho visitar as escadarias em dias de semana e em horario comercial, pois há mais movimentação de pessoas por ali. 

 

Deixando a escadaria, vamos seguir para a a estação dos Bondinhos de Santa Tereza. Pelo caminho, você pode parar na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro ou  Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. É caminho. A Catedral tem um estilo todo moderno, em formato cônico. Parece muito com as naves espaciais do Projeto Apollo. 😉 Nela, belos vitrais coloridos rasgam as paredes até a cúpula. É bem diferente. Vale a visita! 😉

 

Agora, sim! Bora para Santa Terezaum bairro super tradicional do Rio. É o único bairro da cidade que manteve o bonde como meio de transporte. A Estação dos Bondinhos fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca. As saídas acontecem a cada 30 minutos. A passagem é paga na ida, e a volta é inclusa. 

 

Santa Tereza é um lugar onde você encontra casarões antigos, chalés, restaurantes charmosinhos, galerias de arte, uma arquitetura eclética e um ambiente significativamente artístico e histórico. Um lugar imperdível para visitar é o Parque das Ruínas, um espaço perfeito para relaxar depois do almoço, debruçado sobre a bela paisagem do centro e da Baía de Guanabara. Linda vista para encerrar nosso segundo dia!
* Santa Tereza: 

 

* Parque das Ruínas:

 

SUGESTÃO PARA O 3º DIA:

Praia Vermelha
Pão de Açúcar (pelo bondinho ou pela trilha do Morro da Urca)

Copacabana
Estátua do Carlos Drumond de Andrade
Forte de Copacabana

Você, assim como na visita ao Corcovado, precisa começar o dia cedo no Pão de Açúcar. Ícone do Rio de Janeiro para o mundo inteiro, assim como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar está sempre lotado de turistas, claro! As filas são quilométricas para a bilheteria na Praia Vermelha. Se você não quer tornar o passeio algo estressante e se não quer perder muito tempo, minha recomendação é a de sempre: COMPRE SEUS INGRESSOS COM ANTECEDÊNCIA PELO SITE https://ingressos.bondinho.com.br/#!/home e CHEGUE CEDO. O primeiro horário é às 8 da manhã. Os ingressos são caros. Crianças de 06 à 12 anos, jovens de 13 à 21, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia. Também pagam meia, os residentes e nascidos no Rio (mas esta promoção para moradores e cariocas não é valida em alta-temporada e feriados).
Já subi o Morro da Urca pelos bondinhos e pela trilha algumas vezes. A trilha também é uma opção super legal e sem custos: 0800!!! 😉

Para dicas dessa trilha, deixo abaixo o link do Blog de Nós 2 com tudo explicadinho:

O Blog de Nós 2 – TRILHA DO MORRO DA URCA

A vista que a gente tem do alto do bondinho é algo assim deslumbrante. Procure marcar sua visita para um dia ensolarado, de céu aberto. Você vai contemplar (em 360 graus) as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o Corcovado, a Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; o centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; a Ilha do Governador; a Ponte Rio-Niterói; e o pico “Dedo de Deus”.
* Praia Vermelha:
 

 

* Trilha do Morro da Urca:

 

* Morro da Urca:

 

Escolhi Copacabana, a Princesinha do Mar <3, para seguirmos depois da visita ao Pão de Açúcar. Se tem uma coisa que eu gosto de fazer no Rio é andar pelo calçadão da Avenida Atlântica sem pressa alguma, parando em algum quiosque para beber qualquer coisa, curtir a movimentação de pessoas de toda parte do Brasil e do mundo, apreciar os castelos de areia, fotografar ao lado da estátua do nosso Carlos Drumond de Andrade…

Minha dica de bar em Copa é o Pavão Azul Bar (não recebo patrocínio, gente!) Ele fica na Rua Hilário de Gouveia, 71. Está sempre cheio mas não posso reclamar do atendimento. Lá, eles têm as célebres pataniscas de bacalhau que são uma loucura de delicia. Também pedimos os pastezinhos de camarão e estavam ótimos. O lugar é super movimentado e tem uma atmosfera urbana-boêmia bem legal. O chopp vinha sempre gelado e nossos pedidos não demoravam pra chegar à mesa. 

Rio 90
Pataniscas

Saindo do Pavão Azul, se você tiver disposição, caminhe até o Forte de Copacabana. A caminhada dura 30 minutos pela orla. Pelo caminho, não esqueça da foto ao lado do Drumond ;-). Dentro do forte, tem uma Confeitaria Colombo. Quando vou lá, sempre peço uma mesa na área externa pra curtir a vista de Copa. É um passeio interessante.

 

Muitas vezes, pessoas que estão indo ao Rio pela primeira vez me pedem sugestões de lugares legais pela Lapa à noite. Como este roteiro é bem turístico, minha sugestão é o Rio Scenarium – http://www.rioscenarium.art.br/ – um lugar imperdível para quem quer conhecer a descontração da noite carioca. Ele está instalado em um sobradão de três andares. O Rio Scenaruim se destaca como um dos principais bares da cidade. Em 2006, ele ficou entre os 10 melhores bares do mundo pela British Press. O local, durante o dia, funciona como antiquário. Os salões são decorados com antiguidades, integrando o interior à pitoresca Lapa. Lá não falta muita muita música brasileira, com artistas e estilos musicais que variam entre o samba, MPB, choro, forró e gafieira. Existe também um salão anexo ao sobrado com DJs tocando estilos como Rock, Pop e Funk.

 

Outra sugestão para o fim da tarde é curtir o Imaculada Bar e Restaurante no Morro da Conceição,. Logo que você sobe a escada de acesso à comunidade, o bar está mais à frente, à sua esquerda. Essa escada é decorada por mosaicos colocados pelos próprios moradores. O lugar é muito aconchegante. Para quem não sabe, o Morro da Conceição foi o marco da ocupação inicial da cidade do Rio de Janeiro pelos portugueses. Por esta razão, muitos das construções ali tem valor histórico. Há sobrados muito antigos, e o passeio por suas ruas estreitas é muito agradável e com direito a um mirante para a cidade.

 

Bom… é isso! Tomara que vocês possam organizar bem a viagem ao Rio, essa cidade linda.

Saudações Cariocas! 

Minha alma canta… vejo o Rio de Janeiro ❤

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. leticia lemos disse:

    nossa muito bom seu roteiro,sou do Rio e tem alguns lugares que vc sugere q eu não conheço,senti vontade de conhecer!

    1. Obrigada, Leticia, pela visita ao blog. Que bom que você gostou do roteiro.
      Nas férias de julho, vou postar outro com lugares menos turísticos mas incrivelmente apaixonantes de se vistar.

E você? O que diz?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s